11 de mar. de 2012

Um salto para queimar a minha língua

Nunca tinha ouvido falar nele, quando o vi preparando-se para o salto, comentei: "Lá vem essa estória de ficar pedindo palmas para ditar ritmo…"

Paguei feio pelo que disse, aquele rapaz de braços e pernas longas arrancava para um espetacular salto em distância que lhe garantiu 8,23 metros e isso porque pisou muito antes da tábua, senão poderia ter ido ainda mais longe.

Comentei após o salto: "Queimei a minha língua."

Justo eu que sempre gostei de praticar esportes individuais, que sei do esforço e dedicação necessários, fui fazer um comentário injusto sobre aquele que deveria ser tratado com respeito pelo que faz, independente qual seja seu resultado.

Continuei assistindo empolgado com a disputa, novo salto e a marca se repete. Os três últimos saltadores eram os melhores da série. O australiano salta e iguala a marca de 8,23m. Já o russo com 8,22m, não consegue fazer um bom salto. Falta o americano… Ah, o americano.

O cara acelera, ganha velocidade e salta passando a marca de 8,23m. De longe aquele magrelo comprido, com 1,83m e apenas 69kg, não percebe que o americano havia queimado o salto e quando se vira é só comemoração.

Temos um campeão mundial indoor de salto em distância. Mil desculpas Sr. "Duda" Mauro Vinícius da Silva e parabéns.

Após o mea culpa, alguns esclarecimentos:

Na maior potência esportiva do mundo, os EUA, seguem os preparativos de seus atletas para os próximos Jogos nos seus quatro, digo, quatro centros de treinamento espalhados pelo país, sendo que o comitê olímpico americano deve ser o único que não recebe qualquer tipo de investimento público. Tudo o que é gasto vem de doações e patrocínios. Me encanta ver o quanto existe de dedicação, esforço e profissionalismo pela busca do sucesso de seus atletas.

Já aqui no Brasil, e segundo Ancelmo Gois, os filhos da nossa "Rainha do Basquete", Hortência, que fazem hipismo, serão agraciados pelo MInistério do Esporte com a Bolsa Atleta, assim como o filho de Torben Grael, que faz vela. Justo?

Uma lembrança: Bolsa esta que outra grande jogadora de basquete, Marta, só foi agraciada quando já havia parado de jogar. Ainda falta, e muito, para nos tornarmos uma grande potência, seja em como for.