"Atualmente, existem duas formas fundamentais de negociação: o modelo
coletivo (normalmente negociado e explorado por uma entidade reguladora,
geralmente a Liga de Futebol Profissional do país em questão, e as
operadoras televisivas) e o mod...elo individual, em que cada clube é responsável pela negociação dos seus próprios direitos (modelo que prevalece em Portugal)." mais em Universidade do Futebol.
Antes de pensar sobre modelos de negociação de direitos televisivos, deveríamos discutir a estrutura administrativas das entidades esportivas e a ausência de pessoal qualificado e a falta de embasamento técnico na mesa de negociação.
Independente do modelo adotado, haverá um desequilíbrio sempre favorecendo o mais preparado, no caso, emissoras de televisão.
O modelo coletivo não fortalece e sim, favorece aos clubes de menor expressão acesso a uma fonte de receita substancial, enquanto o modelo individual só reforça o caixa dos grandes clubes, a exemplo do citado no artigo.
Sendo o mais importante haver planejamento e organização suficientes dentro da entidade esportiva, além de profissionais capacitados e estrutura de apoio capaz de analisar e valorar suas propriedades comerciais e potenciais utilizações das mesmas.
Esporte de alto-nível é entretenimento para audiência e assim é encarado pelas emissoras, patrocinadores e agências esportivas, fato este que nada se aproxima a mentalidade dentro das entidades esportivas que só se preocupam com o resultado na próxima rodada ou no próximo evento.
Antes de pensar sobre modelos de negociação de direitos televisivos, deveríamos discutir a estrutura administrativas das entidades esportivas e a ausência de pessoal qualificado e a falta de embasamento técnico na mesa de negociação.
Independente do modelo adotado, haverá um desequilíbrio sempre favorecendo o mais preparado, no caso, emissoras de televisão.
O modelo coletivo não fortalece e sim, favorece aos clubes de menor expressão acesso a uma fonte de receita substancial, enquanto o modelo individual só reforça o caixa dos grandes clubes, a exemplo do citado no artigo.
Sendo o mais importante haver planejamento e organização suficientes dentro da entidade esportiva, além de profissionais capacitados e estrutura de apoio capaz de analisar e valorar suas propriedades comerciais e potenciais utilizações das mesmas.
Esporte de alto-nível é entretenimento para audiência e assim é encarado pelas emissoras, patrocinadores e agências esportivas, fato este que nada se aproxima a mentalidade dentro das entidades esportivas que só se preocupam com o resultado na próxima rodada ou no próximo evento.